Audiovisual

Catálogo de Filmes


Título: Palestra John Monteiro — 500 anos de história indígena

Sinopse: A palestra foi realizada em 22 de Junho de 1999. no auditório do Centro de Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo Dr. John M. Monteiro, PHd em História Latino-Americana, pela Universidade de Chicago, em 1985, especialista em História da América Portuguesa Colonial, com enfoque para as populações indígenas. Autor de vários livros e artigos aborda os quinhentos anos da História Indígena no Brasil sob dois prismas: O papel das populações indígenas na História do Brasil e o papel da História nessas populações, fazendo suas análises a partir da resistência, abordando o indígena como sujeito no processo de conquista e não como vítima. Muitos sobreviveram e construíram a sua identidade, adaptando-se a um novo modo de vida. John Monteiro utiliza vasta bibliografia, especialmente boletins informativos produzidos por organizações indígenas. Possui problemas de áudio.

Duração: 54min. e 36seg.


Título: O Brasil grande e os índios gigantes                                                                       

Sinopse: Documentário que trata dos índios Panará, também conhecidos como Krenakarore ou os `Índios Gigantes’, sua transferência para a Reserva Nacional do Xingú e o retorno para a sua antiga região. Apresenta diferentes características desse povo, assim como a importante atuação dos irmãos Villas-Bôas nesse processo de contato e transferência. O vídeo também retrata a atuação da FUNAI durante o período da ditadura militar e as conseqüências para o grupo após a instalação no Xingú.

Duração: 47min.


Título: Entrevista com Davi “Kopenawa” Yanomãmi        

Sinopse: Entrevista realizada com Davi “Kopenawa” Yanomami, líder indígena, no programa “Roda Viva”, transmitido pela TV Cultura, exibido em 05 de outubro de 1998. Participaram da entrevista Ulisses Capozoli (jornal O ESTADO de São Paulo); Gilberto Nascimento (revista ISTO É); Diléia Frates (diretora do programa JÔ 11:30. do SBT); Claudia Andujar (fotógrafa e secretária executiva da fundação Pró-Yanomami); Bento Ricardo (antropólogo e pesquisador do Instituto Sócio-Ambiental de São Paulo); Rosa Gauditano (repórter fotográfica) e Laimert Garcia (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp). Ao longo da entrevista, Davi Yanomami fala sobre a cultura de seu povo, abordando características como a espiritualidade, o sonho, a escolha de nome para as suas crianças, o funeral, as doenças da cidade e da floresta, bem como sua atuação com os representan­tes não-índios em várias cidades e especialmente em Brasília. Mesmo precisando se adaptar à nova forma de vida, os Yanomami sentem a necessidade da busca pela sua identidade étnica, na qual ele se identifica.

Duração1 hora, 33min. e 34seg.


Título: Brasil 500 anos de encontros e desencontros (Marcos Terena)

Sinopse: Palestra realizada em 22 de Outubro de 1999, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina, durante a realização do Sim­pósio Internacional Brasil 500 Anos de Encontros e Desencontros, pelo líder indígena Marcos Terena. Aborda a temática indígena fazendo uma análise histórica, desde a chegada de Cabral até os dias atuais, apontando aspectos da cultura indígena e visando torná-la conhecida à toda a população.

Duração: 1 hora, 44min. e 15seg.


Título: Entrevista com Ailton Krenak   

Sinopse: Entrevista realizada por Chico Pinheiro, com Ailton Krenak, líder da nação Krenak, os Botocudos do Rio Doce. Transmitido pela Globo News, em 1993. Aborda a relação dos índios com os não-índios ao longo dos quinhentos anos do Brasil, tratando sobre o número da população indígena, bem como sua cultura, seu comportamento na cidade do ‘homem branco’ e sua atuação na política.

Duração: 24min. e 46seg.


Título: Espetáculo Guarani    

Sinopse: Espetáculo Guarani gravado no teatro do SESC-Pompéia/RJ, que visa mostrar a sobrevi­vência da cultura indígena, apresentando cantos tradicionais, imagens de algumas aldeias, como a de Rio Silveira, em São Sebastião/SP, Sapucaí, em Angra dos Reis/RJ, Morro da Saudade, em Parelheiros/SP e Guarani Jaexaá Porã em Ubatuba/SP, além de entrevistas com índios e não-índios.

Duração: 53min. e 37seg.


Título: Brasil 500 anos — Obrigado Irmão      

Sinopse: Documentário exibido pelo programa “Zoom” – Brasil 500 anos transmitido pela TV Cultura, que trata da introdução da câmera filmadora na aldeia Xavante, possibilitando a geração de imagens sob o olhar indígena. É uma verdadeira revolução tecnológica, onde a cultura oral contada diretamen­te pelos indígenas passa a ser também visual.

Duração: 25min. e 5seg


Título: A arca de Zo’É  

Sinopse: Em 1987, o projeto ‘Vídeo nas aldeias’ foi implantado oficialmente e se mantém até hoje com o objetivo de formar videomakers indígenas. O filme “A Arca de Z’oé” é produzido com esta pro­posta, já que o indígena cinegrafista Kasiripinã, dos Waiãpi, participa da equipe de filmagens e regis­tra a longa caminhada do seu povo, assim como troca informações com os Z’oé, apontando suas dife­renças e semelhanças no modo e no local de vida. 

Duração29 min.


Título: A casa e a Floresta (la maison et la foret)         

Sinopse: Documentário exibido pelo programa ‘As Faces do Mundo’, transmitido pela TV Cultura traz como tema os primeiros contatos dos Yanomami com missionários americanos e com o exército brasileiro e o impacto deste contato sobre os indígenas. Na década de 60 uma seita fundamentalista instalou-se na região de Surucucu, na Amazônia, terra dos Yanomami, com a ajuda da força aérea. Em 1987 o Exército Brasileiro iniciou o Projeto ‘Calha Norte’ em Surucucu e na Venezuela, fronteira com o Brasil. Com falsas promessas de proteção à floresta e respeito à cultura indígena os soldados destruíram as matas e transmitiram doenças aos indígenas, afetando significativamente suas vidas.

Duração:  55min. e 58 seg.


Título: Cinema na Amazônia    

Sinopse: Documentário sobre as várias filmagens realizadas na Amazônia, desde filmes a documen­tários, sobre características da região, incluindo a questão indígena.

Duração: 46min. e 10 seg.


Título: Entrevista com Orlando Villas-Bôas                                                                 

Sinopse: Entrevista realizada com Orlando Villas-Bôas, indigenista e sertanista, exibida no programa Manha Gabriela, transmitida pela GNT. Aborda a sua vida como sertanista, desde a primeira expe­dição até sua demissão da FUNAI.

Duração: 52min.


Título: Marcos Terena. Simpósio Internacional  

Sinopse: Palestra realizada pelo líder indígena Marcos Terena durante o Simpósio Internacional – Brasil: 500 Anos de Encontros e Desencontros, realizado em 21 de outubro de 1999, promovido pela UFSC-FURB – Departamento de História, e sua visita ao laboratório de História Indígena.

Duração: 16min. e 35seg.


Título: Subsídios                                                                                                                      

Sinopse: Seminário de educação indígena realizado em Balneário Camboriú, no Hotel Fischer, anali­sando as questões escolares, e o lançamento de três livros elaborados pelos professores indígenas.

Duração: 1hora, 2min. e 13seg.


Título: Prêmio Escola Referência Gestão 1999 — 2 reportagens

Sinopse: Reportagem sobre o Prêmio Escola Referência: gestão/99, recebida pela Escola Indígena de Educação Básica Vitorino Kondá, da terra indígena de Xapecó (SC). Entrega do Prêmio Escola Referência, pelo governador Espindião Amin, à pedagoga Rosane Femandes Kamuri, da Escola Indí­gena de Educação Básica Vitorino Kondá, no dia 26 de maio de 2000, em Florianópolis, na Secretaria Estadual de Educação.

Duração: 8min. e 26seg.


Título: Entrevista com Orlando ViIIas-Bôas — Programa Roda-Viva                  

Sinopse: Entrevista realizada com Orlando Villas-Bôas, indigenista e sertanista, no programa ‘Roda- Viva’, transmitido pela TV Cultura. Participaram da entrevista Norma Cun (jornalista), Reinaldo Azeve­do (editor chefe das revistas Bravo/República), Ulisses Capozzoli (jornalista), Washington Novaes (con­sultor da TV Cultura), Roberto Baruso (professor de medicina e coordenador do programa de saúde do Parque do Xingu), Betty Mindlin (antropóloga) e Lux Vidal (antropóloga e presidente da comissão de estudos indígenas da Fundação Pró-Índio). Aborda questões da sua vida de sertanista, sua convivência com os povos indígenas do Xingu, e narra várias histórias ocorridas nesse período.

Duração1 hora, 33min. e 4Oseg.


Título: Brasil 500 anos de encontros e desencontros — Matéria semana UFSC

Sinopse: Reportagem realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Simpósio Inter­nacional – Brasil: 500 Anos de Encontros e Desencontros, realizado dias 21 e 22 de Outubro de 1999, na própria Universidade. Documenta a participação do professor português José Maria Carvalho Fer­reira e do Embaixador africano das Comunidades dos Povos de Língua Portuguesa Joaquim Rafael Branco, bem como entrevistas com a coordenadora pedagógica Rosane Fátima Kamury e com os doutores Valmir Muraro e Ana Lúcia Vulfe Nõtzold.

Duração: 8min. e 36seg.


Título: História e memória Kaingáng  

Sinopse: Palestra realizada dia 26 de Setembro de 2000, no auditório do Centro de Filosofia e Ciên­cias Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, pelos professores indígenas Pedro Kresó e Carlos Kõgren, abordando a história, memória, a cultura, a língua e o artesanato Kaingáng, bastan­te influenciado pelo contato com o não índio, bem como o trabalho de manutenção e recuperação dessa cultura.

Duração: 1 hora, 26min. e 29seg.


Título: Terra de Índios                                                                                                                 

Sinopse: O documentário aborda a questão das terras brasileiras demarcadas como reserva indíge­na, mostrando as invasões ocorridas e a organização dos povos indígenas na Região Sul do Brasil, principalmente Kaingáng e Guarani, para expulsar tais invasores. Aborda também a proposta do governo para emancipação dos povos indígenas e a atuação da Igreja Evangélica entre os indígenas Terena, no Posto Indígena Taunay, em Aquidarana, Mato Grosso do Sul.

Duração: 1 hora, 46min. e 59seg.


Título: Posto Indígena Xapecó  

Sinopse: Filmagem realizada pela Professora Ana Lúcia Vulfe NitzoId, entre os dias 9 e 11 de agosto de 1999, na Terra Indígena Xapecó, documentando o depoimento do Sr. Orides Belino Correia da Silva, cacique da Terra Indígena Xapecó (oeste de SC), sobre a reserva indígena no passado, na atualida­de e suas perspectivas para o futuro. bem como o trabalho desenvolvido na Escola Indígena de Edu­cação Básica Vitorino Kondá, de confecção de artesanato, reflorestamento, dança e a elaboração de livros pelos alunos e professores, conjuntamente.

Duração: 1 hora, 20min.


Título: Ajuricaba. O rebelde da Amazônia    

Sinopse: O filme retrata a revolta indígena ocorrida em 1723. quando os portugueses construíram um forte no ponto de encontro dos rios Negro e Solimões, para defender a terra de hranceses e ho­landeses, em torno do qual surgiu a cidade de Manaus, na Amazônia, que durou quatro anos, lide­rada pelo guerreiro Manaú, Ajuricaba, contra a escravidão e a atuação do bugreiro Belchior Mendes Morais, que em 1729 derrota os confederados e aprisiona Ajuricaba.

Duração: 1 hora, 39min. e 28seg.


Título: Maias — O sangue dos reis    

Sinopse: O documentário trata da civilização Maia, mostrando o caminho percorrido pelos primeiros pesquisadores, e as características dessa cultura: escrita, astronomia, matemática, religiosidade e sua organização política e social, fortemente ligadas ao rei desde sua gênese até sua extinção.

Duração50min.


Título: Pré-história da Pedra Furada                                                                                       

Sinopse: O documentário aborda o trabalho arqueológico, inscrições rupestres e escavações em sí­tios com o envolvimento da comunidade, que vem sendo desenvolvido em São Raimundo Nonato, no Piauí, organizado pelo Museu do Homem Americano e financiado pelo governo francês.

Duração: 59min. e 56seg.


Título: O índio no cinema — Yndios do Brasil 1995                                                           

Sinopse: Um filme montado a partir de vários outros filmes que abordam a temática indígena. Traz músicas e poemas, mostra índios em diversos ecossistemas, o contato com os não-índios, a perda das terras, o empobrecimento e a questão da aculturação. Faz uma alusão à música “Este é um país que vai pra frente…”, que quer afirmar a união do povo brasileiro formado por brancos, negros e índios…, questionando-a criticamente.

Duração: 1 hora, 4min. e 30seg.


Título: Pouca terra para pouco índio?    

Sinopse: O filme corresponde a uma tentativa de apresentar, de modo mais claro e didático possível, a diversidade da vida dos povos indígenas e suas terras no Brasil, e desmontar, apoiando-se em dados, depoimentos e imagens, os argumentos que são usualmente utilizados contra a materiali­zação dos direitos indígenas, atacando o preconceito e os esteriótipos que emperram a formulação e desempenho de uma política indigenista afirmativa, e dificultando a garantia dos direitos estabele­cidos pela Constituição de 1988. Realizado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e dirigi­do por Bruno Pacheco de Oliveira

Duração: 24min.


Título: A casa e a floresta-Os Yanomami no tempo da conquista. Onde estavam os garimpeiros?

Sinopse: Documentário exibido pelo programa “As faces do Mundo”, transmitido pela TV Cultura, aborda os impactos causados pelos não índios ao povo Yanomami, dando ênfase aos garimpeiros, que exploraram a cassiterita e destruíram a floresta, além de contaminar os indígenas com a malária, enfraquecendo os xamãs com os espíritos da doença. Foram cerca de 40 mil garimpeiros, uma quan­tidade quatro vezes maior que a da população da tribo, que invadiram a floresta dos Yanomami e ex­traíram 25 toneladas de ouro e 9 mil toneladas de cassiterita em apenas quatro anos. Hoje. um indí­gena Yanomami se desespera ao ver o que antes foi sua casa e o que restou da sua tribo, tomada pela doença do não índio.

Duração: 54min. e 34seg.


Título: Bandeirantes do século XX. Irmãos Villas-Bôas

Sinopse: Reportagem realizada com Cláudio e Orlando Villas-Bôas, seguindo parte do trajeto per­corrido pela expedição Roncador-Xingú, na década de 70, partindo de Aragarças, passando por Barra do Garças, Nova Xavantiva e Água Boa, até Canarana, com relato de fatos e curiosidades ocorridos e com reencontro de pessoas que também participaram dessa ‘aventura’.

Duração: 58min. e 38seg.


Título: O Povo Brasileiro        

Sinopse: Um filme de Darcy Ribeiro, baseado no livro “O Povo Brasileiro”, mostrando a formação do povo brasileiro através das matrizes Tupi, Lusa e Afro. Dividido em nove episódios, o documentário expõe as diferentes culturas presentes no Brasil; como o Brasil Crioulo, o Caipira, o Caboclo e o Sulino, mostrando suas diferenças e suas contribuições para as transformações que vêm ocorrendo ao longo desses cinco séculos. Foram acrescidas as participações especiais de Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil e Tom Zé, além de trechos de filmes e textos de Guimarães Rosa e Sérgio Buarque de Holanda, enriquecendo assim o programa.

Duração3horas, 55min. e 10seg.


Título: O Povo Brasileiro — Matriz Tupi    

Sinopse: Parte integrante dos nove episódios do documentário `O Povo Brasileiro’, um filme de Darcy Ribeiro, baseado no livro O Povo Brasileiro’, a ‘Matriz Tupi’ procura enfatizar a colaboração desta etnia na formação cultural do povo brasileiro. Mostrando a diversidade cultural dentro da própria população indígena e que o colonizador encontrou um país que já tinha referências deixadas pelos Tupis. O documentário aborda: a religiosidade do povo, aspectos da vida cotidiana, a moradia, questões de convivência e sobrevivência, a divisão de tarefas, a homossexualidade, os casamentos, a arte, a guerra e a antropofagia, entre outros aspectos.

Duração: 23min.


Título: O Povo Brasileiro — Brasil Caboclo

Sinopse: Parte integrante dos nove episódios do documentário “O Povo Brasileiro”, um filme de Darcy Ribeiro, baseado no livro “O Povo Brasileiro”, o “Brasil Caboclo” traz uma abordagem histórica e geográfica da região amazônica dando ênfase à constituição do povo caboclo que vive nesta re­gião, este é um povo resultante da união dos povos indígenas, que viviam nas margens dos rios quando os Europeus chegaram ao Brasil, com mestiços que foram viver mais tarde na mesma região. O documentário faz também uma abordagem da Amazônia nestes cinco séculos de colonização e dos malefícios que as ocupações trouxeram e trazem para os povos indígenas, fazendo uma dis­cussão a respeito das propriedades de terra no Brasil, onde os indígenas são tratados muitas vezes como intrusos.

Duração: 26min. e 51seg.


Título: 500 anos de Brasil — Os brasileiros — Raízes     

Sinopse: Documentário sobre a formação do povo brasileiro, realizando análises a partir de três ma­trizes: indígena, portuguesa e africana, bem como a influência de outros povos como os alemães, ita­lianos, japoneses, árabes e judeus, ao longo dos 500 anos do Brasil.

Duração: 1 hora, 32min. e 39seg.


Título: Entrevista com Pedro Kresó — Universidade Aberta  

Sinopse: Entrevista com Pedro Kresó, professor indígena, exibida no dia 25 de Setembro de 2000, pela TV Cultura, no programa Inteligência, sobre o projeto que vem sendo desenvolvido na Escola de Educação Básica Cacique Vanhkré, de recuperação e fortalecimento da cultura Kaingáng através do ensino diferenciado – bilíngüe, bem como a própria formação dos professores indígenas em grã­duação ou magistério bilíngüe.

Duração: 8min. e 37seg.


Título: Coletânea de Reportagens (várias)  

Sinopse: A primeira e a segunda reportagem tratam da queda de um objeto não identificado que caiu na terra indígena dos Kruakruque (Kaiapó), em São Félix do Xingu/PA. A terceira reportagem é a respeito da derrubada da patente americana sobre a planta ‘aiwaska’. A quarta trata das ‘olimpíadas indígenas’, onde 500 participantes de 23 tribos competem em modalidades que valorizam a sua cultura como arco e flecha, corrida de toras e danças, ou outras práticas do não-índio, como futebol. A quinta reportagem trata dos índios Pataxá, de Santa Cruz de Cabrália — BA, analisando a partir de­les o pensamento europeu na época do descobrimento. Por último há o depoimento sobre o projeto da gravação de um CD de músicas, um vídeo clip e um documentário sobre o povo Ashaninka.

Duração: 18min.


Título: Avaeté — Semente da Vingança      

Sinopse: Um filme que retrata a extinção de uma aldeia indígena Avaeté em função dos interesses de uma madeireira. Anos depois, o único sobrevivente daquele massacre, protegido é criado pelo co­zinheiro desertor de tal expedição, mata o responsável pelo extermínio de seu povo, mas é morto pelos capangas do dono da madeireira, que consegue escapar ileso.

Duração: 1 hora, 15min. e 5seg.


Título: Qual o verdadeiro poder dos Pajés? ‘Noite de Pajelança’  

Sinopse: Reportagem exibida pelo Globo Repórter (TV Globo), em 25 de Fevereiro de 2000, abor­dando o poder dos pajés e das ervas medicinais conhecidas pelos indígenas. O Pajé Sapaim, que em 1986 ficou conhecido nacionalmente por ter ajudado a salvar o cientista Augusto Ruski. envenenado por um sapo, ajuda o repórter a solucionar alguns segredos dessa cultura milenar que hoje é re­conhecida e respeitada pela medicina tradicional. A reportagem vai até São Gabriel da Cachoeira, no extremo norte do Brasil, próximo à fronteira com a Venezuela e a Colômbia.

Duração: 46min. e 35seg.


Título: Brasil 500 anos. Comemorar o quê?  

Sinopse: Documentário sobre o descobrimento do Brasil, abordando o contato do não-índio com o indígena, e desse relacionamento para a formação do povo brasileiro, incluindo depoimentos e várias imagens, como do Museu Aberto do Descobrimento.

Duração: 19min e 12seg.


Título: Brasil 500 anos. Comemorar o quê? Entrevista com Ailton Krenake – Herótodo Barbeiro Boris Fausto, Marilena Chauí e Maria Rita

Sinopse: Entrevista realizada com Aílton Krenake, por Heródoto Barbeiro, com a participação de Boris Fausto, historiador, Marilena Chauí, filósofa, e Maria Rita Kehl, psicanalista, exibido pela TV Cultura. Debate questões referentes aos quinhentos anos de história do Brasil, centrando-se, princi­palmente na questão indígena, mas abordando também questões como a mestiçagem, a coloni­zação e o colonialismo Português, e escravidão e o negro.

Duração: 1 hora, 23min. e 47seg. 


Título: O poder do mito       

Sinopse: Longe de serem apenas histórias antigas de gregos, fábulas para serem lidas em livros velhos ou contadas à noite às crianças, os mitos são narrativas com um extraordinário poder de penetração na psicologia humana. No trabalho de uma vida inteira, Joseph Campbell, um dos maiores mitólogos do mundo, mostrou que as mesmas histórias, ou os mesmos modelos básicos, em roupagens diferentes, podem ser encontrados na cultura de todas as civilizações humanas, do Oriente ao Ocidente, do tempo das cavernas até hoje. Nessa entrevista, conduzida pelo jornalista Bill Moyers, transmitida para o mundo inteiro e aqui no Brasil pela TV Cultura, Joseph Campbell fala sobre os mitos em todas as suas formas. Uma divertida viagem pela mente e espírito de homem extraordinário que sintetizou diferentes disciplinas – História, Religião, Filosofia e Cinema, e criou um dos mais importantes estudos de nossa época.

Duração: 3horas e 17min.


Título: A’uwê Uptabi. O Povo Verdadeiro      

Sinopse: Um documentário que nos mostra o trabalho de resistência do povo Xavante da Aldeia de Pimentel Barbosa, na reserva de Rio das Mortes, em Mato Grosso; considerados ‘O Povo Verdadeiro’ por serem os primeiros habitantes da terra. Podemos observar as tradições desse povo, com seus rituais, lutas, pinturas corporais, seus trabalhos em cestaria, a fabricação de flechas e a pesca, entre outras atividades do seu cotidiano, bem como sua trajetória de luta pelo reconhecimento e preservação de suas tradições após o contato com o não índio a partir de 1946, durante o governo de Getúlio Vargas e hoje, com a ameaça de construção de uma hidrovia no Rio das Mortes.

Duração33min. e 17seg.


Título: José de Anchieta — documentário   

Sinopse: Documentário que aborda a vida do Padre José de Anchieta como missionário no Brasil, mostrando características da cultura indígena, principalmente guarani, bem como seus passos, desde de sua chegada ao Brasil até a realização de feitos, como o estudo das línguas indígenas, que atribuíram-lhe papel de importância para a implantação do catolicismo no Brasil.

Duração: 34min. e 32seg.


Título: India, a filha do Sol   

Sinopse: Um filme que trata da venda de uma índia por seu pai a um soldado branco em troca de uma garrafa de cachaça. O casal, com suas diferenças, segue junto até o término da missão do soldado, de eliminar um chefe de garimpo, quando então mata a índia no percurso de volta.

Duração: 1 hora, 23min. e 58seg.


Título: 500 anos — Rotas da integração. A aventura do descobrimento — Futura  

Sinopse: Documentário narrado pelo escritor e jornalista Eduardo Bueno sobre o descobrimento do Brasil, relatando as aspirações da corte portuguesa, uma breve história sobre Vasco da Gama, as viagens, os primeiros contatos entre os navegadores e os indígenas, e a sucessão de nomes atribuí­dos à nova terra.

Duração: 22min. e 35seg.


Título: A missão  

Sinopse: No início do século XVIII, as riquezas da América recém-descoberta atraem todos os tipos de exploradores. Com esse quadro como pano de fundo, o diretor Roland Joffé mostra os conflitos entre os colonizadores, portugueses e espanhóis, e os jesuítas. O ator Robert De Niro interpreta Men­donza, um mercador de escravos que tenta capturar índios para vender aos espanhóis. Jeremy Irons é padre Gabriel, que pretende organizar as comunidades guarani e estabelece a missão na selva, ao lado de outro jesuíta, interpretado por Lian Neeson.

Duração:  2horas e 2min.


Título: Atei  

Sinopse: Documentário sobre a realização de um ritual, que inicia com uma dança feminina, seguida da preparação de um tronco onde são colocados alimentos e, em seguida, bebe-se e continua-se a dançar.

Duração:  14min. e 20seg.


Título: Entrevista com Tatiana Memória, sobre Darcy Ribeiro  

Sinopse: Entrevista com Tatiana Memória, amiga de Darcy Ribeiro, sobre o resgate e continuidade do trabalho iniciado por ele. É feita referência a documentos guardados durante sua vida, principal­mente no exílio, bem como correspondências para figuras ilustres, entre outros assuntos. Sua prisão, exílio, cirurgias e romances também são abordados.

Duração: 24min. e 5seg.


Título: Rondon, oentidcda terra

Sinopse: Documentário sobre Marechal Cândido Rondon, trabalhando sua biografia e suas expe­dições pelo interior do Brasil. Seu envolvimento com os índios Bororo e sua viagem com o Presidente Roosevelt durante seis meses por rios da Amazônia. Também aborda a atuação de Rondon na demarcação de terras indígenas, seu relacionamento com o Povo Kaingáng e a criação do Parque Nacional do Xingu em 1952.

Duração:  53min. e 9seg.


Título: Entrevista Globonews com Vasco Mariz    

Sinopse: O entrevistado comenta sobre seu livro: Villigagnon e a França Antártica.

Duração:  24min. e 9seg.


Título: Hans-Staden                  

Sinopse: História de Hans-Staden em suas viagens ao Brasil. Primeiro ao nordeste e posteriormente naufragando em Santa Catarina. Sua captura por índios Tupinambá, o período em que foi prisioneiro, até seu resgate e retomo para a Europa.

Duração: 1 hora, 30min. e 49seg.


Título: Audiência Pública com cacique Orides    

Sinopse: Pronunciamento do cacique Orides Belino (Kaingáng), na Assembléia Legislativa em Floria­nópolis, expondo a situação do índio em Santa Catarina, em um debate entre o representante indíge­na e os representantes dos agricultores.

Duração2horas, 6min. e 21seg.


Título: Bandeirantes do século XX  

Sinopse: Reportagem realizada com Cláudio e Orlando Villas-Bôas, seguindo parte do trajeto percorrido pela expedição Roncador-Xingú, na década de 70, partindo de Aragarças, passando por Barra do Garças, Nova Xavantiva e Água Boa, até Canarana, com relato de fatos e curiosidades ocorridos e com reencontro de pessoas que também participaram dessa “aventura”.

Duração: 58min. e 52seg.


Título: Globo Repórter— medicamentos da Amazônia              

Sinopse: Documentário sobre medicamentos elaboradas a partir de plantas e ervas retiradas da Amazônia.

Duração: 43min. e 25seg.


Título: Documentário sobre o Povo Karajá                                                                                                   

Sinopse: Documentário sobre o povo Karajá, abordando a lenda de sua origem, a forma de sepulta­mento, os artesanatos e seus dias atuais, num trabalho de preservação dos antigos costumes.

Duração: 15min. e 24seg. 


Título: Cultura e arte — conhecendo e preservando as culturas indígenas — Povo Apinayé    

Sinopse: Documentário sobre o povo Apinayé, abordando a mitologia de sua origem, e aspectos de sua história, língua, costumes, cultura e educação.

Duração: 18min. e 24seg.


Título: Audiência Pública — Demarcação de terra 

Sinopse: “Invasões e desapropriações de terras indígenas e a respectiva legislação vigente”. Discus­sões sobre demarcações de terras indígenas e o conflito com os colonos.

Duração2horas, 34m1n. e 40seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 1. Quem são eles?  

Sinopse: Documentário sobre a situação de vários povos indígenas na atualidade, sob o olhar da pó­pulação em geral, na forma de entrevistas nas ruas , e sob o olhar do próprio indígena através de de­poimentos. O documentário procura mostrar as diferentes visões que se tem do indígena procurando mostrar que ele permanece vivo na sociedade atual. Entre os entrevistados, encontra-se Bonifácio, o líder da tribo Boruwa, na Amazônia e a socióloga Azilene Inácio, líder da tribo Kaingáng do Rio Grande do Sul.

Duração: 17min. e 34seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 2. Nossas línguas

Sinopse: Documentário abordando a questão da língua em vários povos indígenas, com suas res­pectivas particularidades ao longo da história.

Duração: 19min.


Título: Índios do Brasil. Parte 3. Boa viagem lbantú!            

Sinopse: Dando continuidade à série de documentários, quatro adolescentes são convidados a visi­tar a Reserva Indígena Urahô, no Maranhão, na Aldeia do Rio Vermelho, participando do cotidiano do povoamento, nas tarefas, nas práticas desportivas, nas pinturas corporais e no preparo das refeições.

Duração: 16min. e 33seg.


Título: Adriana Florence — Expedição Langsdorff (incompleto)      

Sinopse: Documentário sobre a expedição de Adriana Florence, tataraneta de Hércules Florence, tripulante da expedição de Langsdorff, seguindo os mesmos passos da primeira expedição.

Duração: 24min.


Título: Documentário. A terra de Colombo

Sinopse: Documentário que mostra aspectos de vários povos indígenas da América, desde o norte do Canadá até a Colômbia e o Brasil, após a chegada de Colombo.

Duração46min. e 34seg.


Título: Documentário — Jornada Kamayurá

Sinopse: Documentário sobre o povo Kamayurá, mostrando suas tradições e cultura, do amanhecer ao anoitecer do dia.

Duração: 11min. e 26seg.


Título: Entrevista com Poti/Porã — Espaço Aberto  

Sinopse: Entrevista com Potí-Porã, professora guarani, por Chico Pinheiro, abordando aspectos de sua vida, como sua infância, criada na periferia de São Paulo até os 9 anos de idade, sua educação, tradições e sua decisão de trabalhar como professora indígena.

Duração:  22min. e 13seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 4. Quando Deus visita a aldeia      

Sinopse: Aborda o aspecto religioso, a medicina tradicional e os diversos conflitos de terras nas re­servas indígenas, a partir da reserva de Panambizinho, do povo Kaiowá, em Dourados/MS. Para is­so, os mesmos jovens que visitaram a Reserva Indígena Urahô, no Maranhão, vão para a aldeia Kaiowá, mas deparam-se com uma realidade diferente, provando a singularidade da cada povo.

Duração:  15min. e 47seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 5. Uma outra história  

Sinopse: Aborda a vida do ‘Brasil’ antes do Descobrimento’, o extermínio indígena, o processo de colonização e catequização dos ‘índios’, introduzindo cenas do filme ‘O descobrimento do Brasil’ de Humberto Mauro e depoimentos de adolescentes e indígenas. Na visão dos indígenas, eles são unâ­nimes em afirmar que o país foi invadido porque eles já estavam aqui.

Duração: 15min. e 26seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 7. Nossas Terras

Sinopse: Aborda as crenças sobre a criação do universo e a luta pela demarcação das reservas indígenas, introduzindo imagens de telejornais e filmes, sobre terras indígenas e depoimentos de não-índios e indígenas. Apesar de muitos dizerem que os indígenas possuem bastante terras, o pouco território indígena que lhes resta corre o risco de, em algumas décadas, se tomarem as únicas reservas florestais deste país. Já nas áreas colonizadas, os índios perderam quase tudo e travam uma luta incessante para a reconquista do seu espaço.

Duração:  19min. e 43seg.


Título: Documentários. Povo Kamayurá — Expedições            

Sinopse: Documentário sobre o povo Kamayurá, abordando alguns aspectos de sua cultura, como o ritual de preparação de guerreiros, danças e sopros, e também aspectos do contato com o não-índio, como a realização de um campeonato de futebol.

Duração:  8min. e 40seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 8. Filhos da Terra        

Sinopse: Aborda a forma de sobrevivência de alguns povos indígenas inspirados na filosofia dos seus antepassados, adotando (eles) uma postura de desenvolvimento sustentável com a exploração não predatória dos recursos da natureza, como os Ashaninka, que fabricam sabonetes a partir da ex­tração de óleo de ‘Muburá’, e os Baniwa, com um contato para venda de artesanatos em São Paulo.

Duração:  18min. e 50seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 9. O outro lado do céu          

Sinopse: Aborda o misticismo nas aldeias, a atuação dos Pajés e curandeiros, festas religiosas, como o xamanismo Yanomami, onde os xamãs são verdadeiros médicos espirituais e o ritual do “Toré” dos Pankararú, no qual são invocados espíritos que os protegem. Já na tribo Maxacali, o indí­gena José Ferreira discorre sobre o conceito de religiosidade para a sua etnia. Acredita em seres espirituais bons, que vivem acima do céu, e ruins, que vagam pela terra. Os bons protegem os índios da tribo e exterminam doenças.

Duração18min. e 16seg.


Título: O Guarani  

Sinopse: No Brasil no século 17, uma família de colonizadores portugueses, cujo patriarca é Dom Antônio, vive numa fortaleza construída próxima as terras dos índios Aimorés. A família e os índios, especialmente Peri, vivem em paz até serem perturbados por Loredano, um ex-padre que lidera uma conspiração e provoca muitos conflitos, os quais acarretam na morte de uma índia Aimoré. A tribo revoltada massacra toda a família portuguesa, porém há uma sobrevivente, Ceci, filha de Dom Antônio que consegue escapar graças a ajuda de Peri. Explode entre eles uma paixão incondicional que irá unir duas culturas diferentes e fazer dessa aventura uma grande história de amor. Baseado no romance de José de Alencar, “O Guarani” é mais um sucesso do cinema nacional.

Duração: 1hora e 31 min.


Título: Fendô — Tributo a uma guerreira      

Sinopse: ‘A luta do povo Kaingang para recuperar as terras do Toldo Chimbamgue em Xapecó, SC.’

Duração: 25min.


Título: Curso de enfermagem Kaingáng — Aula Magna      

Sinopse: Aula magna do primeiro curso de enfermagem Kaingáng, Sala de Conselhos — UFSC — em 15 de maio de 2002.

Duração:  1hora e 9min.


Título: A ciência dos índios Kaipó       

Sinopse: A tecnologia dos povos indígenas como fonte de inspiração para modelos de desenvol­vimento sustentado na Amazônia. A tradição dos Kaiapós. A medicina natural. Plantas medicinais. A vida em uma aldeia Kaiapó.

Duração29min. e 59seg.


Título: Povos indígenas, direitos e diferenças                        

Sinopse: Aprender a conviver com o diferente é fundamental para que haja respeito e justiça entre os povos. Os povos indígenas têm esta visão. Veja o que diz a Núbia, do povo Tupinambá, BA: Temos a esperança de viver livre como um povo, como nação. Isto é forte na gente. A gente trabalha, a gente vive, levanta, faz celebração, com este objetivo: de viver livre como um povo. Um povo que tem sua história, sua religião; um povo que tem seu jeito de viver diferente. Não querendo ser um modelo para ninguém, mas para viver como nós somos, não como os outros querem que a gente seja, mas como nós realmente somos. A gente ainda está resistindo, as aldeias estão ressurgindo por conta desse sonho e a esperança de viver enquanto povo, sem discriminação, sem zombaria, sem verem a gente como coisa do outro mundo’.

Duração: 28min.


Título: Reportagem Bom Dia SC de 19/04/02  

Sinopse: Para tornar os dias dos índios mais alegres, alguns educadores têm trabalhado de forma incansável. Além de conviver com as duras condições de vida, eles têm que combater um problema maior: combater as doenças de cidade grande que chegam com tudo nas aldeias. Um deles é o alcoolismo. Entrevista com Eliane Cassol, diretora de escola indígena no oeste catarinense, Daniel Katir, professor, Adilson Jatu, professor e Ediene Katu, professora.

Duração: 5min. e 8seg.


Título: Especial 500 anos de descobrimento. Parte 1  

Sinopse: A primeira reportagem da série especial “500 anos de descobrimento” mostra como a chegada dos portugueses ao Brasil deu início à dizimação dos indígenas e ao preconceito em relação aos negros. O contato dessas minorias com o não-indígena ( ou “civilização”) trouxe a degradação dessas culturas, gerando, após meio século discussões sobre o verdadeiro significado dos 500 anos do Brasil. Para isso, foram convidados à uma entrevista (ou apenas: entrevistados ) o coordenador geral dos direitos indígenas, Marcos Terena, que comenta da importância da comunicação e de uma política indigenista efetiva e o historiador Joel Rufino dos Santos, que trata do indígena e do negro como parte de um mesmo todo – minorias, mostrando a necessidade de um olhar crítico ao passado para a melhoria da sociedade brasileira.

Duração: 13min. e 5seg.


Título: Especial 500 anos de descobrimento. Parte 6    

Sinopse: A última reportagem da série especial 500 anos de descobrimento’ aborda a mistura de ritmos e sotaques no Brasil, a herança cultural deixada pelos indígenas, negros e não-indígenas que ajudou a formar uma identidade própria ‘nova, rica e diferenciada’.

Duração:  2min. e 20seg.


Título: Agonia Kaiowá — Jornal Nacional de 23/10/99  

Sinopse: Reportagem do Jornal Nacional sobre os fazendeiros que ocuparam as terras dos Kaiowá e terão de sair. Muitos jovens índios com medo de ficarem sem terras, estão se suicidando.

Duração2min. e 15seg.


Título: Discovery Channel. Os Matiee — Amazônia, o retorno dos ancestrais  

Sinopse: A cultura Matiee é abordada nesse documentário. Esse grupo de caçadores e agricultores teve seu primeiro contato com o não-índio em 1977. Na época existiam aproximadamente 200 índios, que se reduziram à mais ou menos 80, devido a uma epidemia. Os rituais foram retomados depois que a população cresceu novamente chegando ao número antes de antes do contato.

Duração: 45min. e 55seg


Título: Várias reportagens

    • Krahô, 2min. e 28seg.
    • No rastro do descobrimento, 27min. e 45seg.
    • Raízes do Brasil, 15min. e 9seg.
    • YHA — Fantástico 500 anos, 28min. e 4Oseg.

Sinopse: Esta fita traz uma série de reportagens sobre a questão indígena. Os destaque desta fita ficam com as reportagens 2, No rastro do descobrimento, a 3, Raízes do Brasil, um documentário que busca as raízes do povo brasileiro. Talvez a mais interessante seja a reportagem YHA, nome indíge­na que significa “são todos meus”, uma série que mostra os Zo’é, os Korubos e os Awa Guajá.

Duração total1hora, 48min. e 3seg.


Título: Índios Krahô  

Sinopse: Esta reportagem trata dos índios Krahô (origem, lógica de vida e como estão hoje).

Duração:  16min.


Título: Várias reportagens  

Sinopse: Nesta coletânea de reportagens encontramos como destaque a reportagem 4, que traz uma discussão entre André Villas-Bôas e Guentes Loenbes sobre os problemas dos povos indígenas. As outras reportagens tratam sobre a questão dos 500 anos de Brasil.

Duração: 1 hora, 55min. e 45seg.


Título: Missões — Uma história Guarani-Jesuítica

Sinopse: Relata a história dos Guarani nas missões fundadas pelos padres jesuítas, na região Plati­na, entre os séculos XVII e XVIII.

Duração: 9min. e 17seg.


Título: Várias reportagens

    • A Guerra do Contestado, 30min. e 6seg.
    • Várias reportagens, 1hora, 27min. e 42seg.

Sinopse: A primeira reportagem desta coletânea possui título: A guerra do Contestado, exibida pela TV Câmara. Traz resumidamente a história da guerra, desde a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul até a história dos líderes da guerra. As demais reportagens são na maioria curtas, retiradas de jornais onde podemos destacar: “Patentes de plantas medicinais” (Jornal Nacional), rep. 2 e “Maconha em tribo Indígena” (Jomal Nacional), rep 4.

Duração total:  1hora, 57min. e 48seg.


Título: Várias reportagens — Brasil 500 anos  

Sinopse: Nesta fita Yves Billon fala sobre seus documentários, há uma reportagem do jornal da Band reconstrução da Nau Capitânia (Nina). Também fala do casamento entre indígena e europeu. Outra reportagem do Jornal da Band é Aula Tupiniquim onde D’Jekupé ensina a língua Guarani.

Duração: 12min. e 5oseg.


Título: DVD Pluralidade Cultural — índios no Brasil e Escolhi viver aqui    

Sinopse: O primeiro documentário — lndios no Brasil-, é dividido em 9 episódios que abordam, da situação dos povos indígenas na atualidade sob o olhar da população em geral, até aspectos da língua, cotidiano, re(gão, medicina e a atuação de Pajés e curandeiros, a demarcação de reservas e a vida no Brasil antes do ‘descobrimento’ (3h.e 14 min). O segundo documentário — Escolhi viver aqui -, mostra a vida de imigrantes gregos, alemães, japone­ses, portugueses, americanos e filandenses que se estabeleceram no Brasil (aprox. 45 min.).

Duração: 4horas


Titulo: Exposição indígena 21 e 22 de outubro de 1999                      

Sinopse: Filmagem da exposição de fotos que a FUNAI realizou no Hall da Reitoria da UFSC EM 21 e 22 de outubro de 1999. Em seguida também há na fita a exposição de artesanato no Hall do CFH que foram exibidas durante o Simpósio Internacional Brasil 500 anos de encontros e desencontros.

Duração: 10min. e 3seg.


Título: Várias reportagens

Sinopse: Esta fita traz algumas reportagens sobre indígenas. Damos destaque à 1a reportagem, Visões do Descobrimento, que trata da trajetória dos povos indígenas após a chegada do europeu. Usa para isso o exemplo dos Pataxó, localizados na Coroa Vermelha, mostrando também o contato deles com os turistas. Alem disso, traz uma boa discussão sobre o que se deve comemorar. As demais reportagens são mais curtas abordando vários temas: Guarani contra o túnel no Morro dos Cavalos, desmatamento em reservas indígenas, entre outras.

Duração: 1 hora, 5min. e 44seg.


Título: Sambaqui          

Sinopse: A fita possui este título porque o primeiro programa apresentado trata dos sambaquis existentes no sul do Brasil, especialmente na região de Laguna. Mostra o maior sambaqui do mundo, mas que apesar de grande já foi bastante degredado. Outra reportagem interessante é a do Canal Futura, onde o jornalista Eduardo Bueno apresenta um documentário baseado em seu livro: Náufra­gos e degredados. Essa reportagem cita Hans Staden e o contato antes de Cabral entre os europeus de Pinzón e os indígenas, que resultou na morte de 40 indígenas e 20 europeus.

Duração: 40min. e 23seg.


Título: 500 anos — várias reportagens  

Sinopse: Quando estávamos para “comemorar 500 anos da chegada dos portugueses, vários foram as reportagens veiculadas a essa data. Essas reportagens são interessantes porque muitas mostram imagens dos confrontos entre polícia, índios e sem-terras. Há reportagens pequenas de vários tele­jornais e alguns especiais como “Mistério das rotas do descobrimento”.

Duração: 2horas e 3min.


Título: 500 anos — Várias reportagens    

Sinopse: Quando estávamos para “comemorar” 500 anos da chegada dos portugueses, vários foram as reportagens veiculadas a essa data. Essas reportagens são interessantes porque muitas mostram imagens dos confrontos entre polícia, índios e sem-terras. Destaque para a reportagem 8 onde falam sobre a questão: Darcy Ribeiro e Orlando Villas-Bôas.

Duração: 3horas, 27min. e 38seg.


Título: RBS Comunidade — Campanha da Fraternidade 2002  

Sinopse: Trata da questão indígena em Santa Catarina com gancho na Campanha da Fraternidade de 2002, que teve com lema “Povos indígenas, por uma terra sem males”. Guarani, Xokleng e Kaingáng mostram suas condições de vida hoje.

Duração: 56min.


Título: Várias reportagens

Sinopse: Neste apanhado de reportagens sobre a questão indígena, podemos destacar a reporta­gem 1: Cidadania, o novo estatuto do índio e outras curiosidades, como a reportagem sobre os Wai­wai sobre a instalação de dois telefones públicos na aldeia e o Globo repórter sobre “Os bichos e bru­xos da Amazônia”.

Duração: 3horas e 8min.


Título: Ou vai ou racha! e Vamos à luta!          

Sinopse: Em abri! de 1997, os índios makuxi do norte de Roraima, comemoram vinte anos do movi­mento pelo reconhecimento da área indígena Raposa Serra do Sol, onde vivem cerca de treze mil índios. Em abril de 2002, os Makuxi comemoram 25 anos de resistência sob pressão do exército na vila de Uiramutã.

Duração: 50min.


Título: Programa Nossa Terra, nossa gente                  

Sinopse: Este programa está dividido em duas partes: a primeira mostra o município de José Boi­teux, que fica a 20 km de Ibirama. Trata dos aspectos físicos e culturais, principalmente as colônias agrícolas germânicas. A segunda parte, de título: Índios e Cafuzos. apresenta os Xokleng e suas preocupações, como o idioma e cultura. Além disso aborda a questão dos Cafuzos, miscige-nação de índios e negros, que vivem na região formando urna comunidade própria. A economia é baseada na erva-mate.

Duração: 17min. e 15seg.


Título: Simpósio Internacional Brasil 500 anos de Encontros e Desencontros

Sinopse: Esta fita traz a abertura do Simpósio que aconteceu na UFSC nos dias 21 e 22 de outubro de 1999 com palestra de Bartolomeu Mliá, Silvio Coelho e Carlos Díaz.

Duração: 1h. 45min. e 45seg.


Título: Índios do Brasil. Parte 6. Primeiros contatos

Sinopse: Aborda os impactos sofridos por diferentes povos indígenas nos primeiros contatos com os não-indígenas, principalmente na região centro-oeste brasileira, com a etnia Xavante, na década de 50. Mostra também outros povos que defrontaram com a construção da rodovia transamazônica e com as frentes expancionistas da década de 70. Traz cenas do filme Sertão: entre os índios do Brasil Central, de Geni Vasconcelos.

Duração: 18 min.


Título: Projeto Pluralidade Cultural

Sinopse: Teatro de bonecos realizado por alunos da primeira série da Escola Municipal Jardim late Clube, do município de Balneário Camboríú, em agosto de 2005, retrata de maneira lúdica a história dos indígenas da etnia Kaingáng e sua situação atual, abordando sua cultura, seus hábitos cotidia­nos, seus hábitos alimentares e seu legado para a cultura não-indígena.

Duração: 8min.


Título: Simpósio Internacional Brasil 500 anos de Encontros e Desencontros  

Sinopse: Esta fita traz o segundo dia do Simpósio, com palestras de Pedro Dias (Universidade de Coimbra) e do líder indígena Marcos Terena (Fundação Pró-Índio).

Duração: 2horas


Título: Projeto Pluralidade Cultural — Em DVD          

Sinopse: Teatro de bonecos realizado por alunos da primeira série da Escola Municipal Jardim late Clube, do município de Balneário Camboriú, em agosto de 2005, retrata de maneira lúdica a história dos indígenas da etnia Kaingáng e sua situação atual, abordando sua cultura, seus hábitos cotidia­nos, seus hábitos alimentares e seu legado para a cultura não-indígena.

Duração: 8min.

                                                                               

Título: Viagem à terra Indígena Xapecó

Sinopse: Saída de campo à Terra Indígena Xapecó, de 19 a 21 de junho de 2006, com componentes do Laboratório de História Indígena (LABHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina e inte­grantes do projeto Ouvir memórias, contar histórias: mito, tradição e cultura na revitalização do patri­mônio cultural Kaingáng — Dra Ana Lúcia Vulfe Notzold, Ninarosa Manfroi, Giuliano Albuquerque de Medeiros e Samuel Paz. Contém o lançamento do projeto, distribuição de camisetas e de jogos de memória, imagens da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê e oficinas com profes­sores da escola para produção de material pedagógico bilíngüe. Os últimos 15 minutos da gravação estão com problemas de imagem e som.

Duração: 2horas e 19min.


Título: Índios do Brasil — 10 episódios

Sinopses: Partes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, mencionadas anteriormente.  Parte 10 (17min): Nossos Direitos. Traz depoimentos de indígenas sobre seus direitos. Eles se vêm conquistando espaços, escolas, universidades, mas a sociedade ainda não os reconhece como cidadãos capazes, ela ainda tutela. A constituição de 1988 é um avanço, mas muito que está escrito lá não é posto em prática Para eles a maior conquista foi a “livre organização”. Esse é o teor do documentário.

Duração total: 2horas, 55min. e 3oseg.


Título: DVD TV Escola — Escola e povos indígenas no Brasil — Parte 1

Sinopse: Debate da TV Escola que foi ao ar em agosto de 2004 reuni convidados indígenas e não- indígenas em discussões sobre as condições dos povos indígenas do Brasil na atualidade. São três programas com cerca de 50 minutos cada, discutindo quem são os povos indígenas, o que é edu­cação escolar indígena e como formar professores índios para as escolas indígenas, a partir de de­poimentos colhidos nas ruas e de participação via telefone. São abordados os avanços das políticas educacionais indígenas, inclusive as que vem garantindo o acesso dos indígenas no ensino superior, as escolas diferenciadas e a busca na formação a partir das necessidades de cada etnia.

Duração:  2horas e 36min.


Título: Arqueologia Missioneira

Sinopse: Esse documentário trata da questão das Missões Jesuíticas sob o ponto de vista arqueo­lógico. Desde 1756, quando se deu a expulsão dos jesuítas (Guerra Guaranítica), esqueceu-se das missões. O resultado é que nesses 239 anos de esquecimento muita coisa se perdeu. Através da arqueologia, estudos estão desvendando aspectos do plano urbanístico e do cotidiano das missões.

Duração: 11min. e 30seg


Título: Continente de São Pedro

Sinopse: Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul são o objeto de estudo deste documentário. De um modo bastante didático o vídeo aborda os caçadores coletores que habitaram a região à partir de 12 mil anos antes do presente (AR) e suas características. Os Guarani que chegaram na região por volta de 2 mil anos A.P. e provocaram um grande choque cultural, devido principalmente à carac­terística de sedentariedade e seu legado são também apresentados.

Duração: 34min.


Título: Brasil 500 anos — Rotas da Integração

Sinopse: Reportagem apresentada pelo jornalista Eduardo Bueno sobre a Trilha Piabiru. Essa rota era muito importante pois ligava o norte de Santa Catarina a Assunção, no Paraguai. Através dela os portugueses tiveram conhecimento das riquezas da parte espanhola e também por ela o Brasil ampliou suas fronteiras.

Duração: 20min. e 16seg.


Título: Globo Repórter — Kuarup

Sinopse: Este Globo Repórter mostra uma das mais importantes tradições dos Kamayurá, o Kuarup. Kuarup é uma homenagear a um morto através de um ritual que começa com a derrubada de um tronco, Kuarup, no qual se irá esculpir para transformar na figura simbólica do homenageado. O homenageado desta vez é Orlando Villas-Bôas, que criou o Parque Indígena do Xingu que conta com 30 aldeias de 14 etnias e onde vivem cerca de 4mil índios. Também é mostrado na reportagem outros aspectos da cultura, como a divisão de tarefas e a questão da morte de recém-nascidos, deficientes, gêmeos ou filhos de mãe solteira. Reportagem 2: Reportagem exibida no Fantástico que trata da instalação de Internet em aldeias (Ya­wanawa e Ashaninka).

Duração50min. e 16seg.


Título: Teatro Kaingáng

Sinopse: A fita está com problemas de áudio, porém é bastante interessante porque mostra uma apresentação de um grupo teatral Kaingáng, realizada no Palácio Cruz e Sousa. O enredo da peça é a reivindicação dos Povos Indígenas ao governo, discutindo a questão das terras. No final da apre­sentação teatral há uma apresentação musical.

Duração:  52min e 38seg.


Título: A Muralha

Sinopse: Gravação de alguns episódios da minissérie exibida na rede Globo que mostra a questão indígena na época do Brasil Colônia, as primeiras vilas e os bandeirantes. É interessante pelo fato de mostrar muitos embates entre índios e não-índios.

Duração: 4horas e 30min.


Título: A Muralha

Sinopse: Gravação de alguns episódios da minissérie exibida na rede Globo que mostra a questão indígena na época do Brasil Colônia, as primeiras vilas e os bandeirantes. É interessante pelo fato de mostrar bastante embates entre índios e não-índios.

Duração: 2horas e 5min.


Título: Terra Indígena Xapecó

Sinopse: Saída de campo à Terra Indígena Xapecó, de 21 a 23 de março de 2005, com a equipe do Laboratório de História Indígena (LABHIN), da Universidade Federal de Santa Catarina, composta pela Prof. Dra. Ana Lúcia Vulfe NötzoId, pela acadêmica Talíta Daniel Salvaro e pelo convidado João Edson Vulfe Nõtzold. Contém entrevistas, imagens da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê e do Colégio Indígena de Ensino Fundamental Pinhalzinho, além do lançamento do livro “O ciclo de vida Kaingáng”.

Duração2horas


Título: Educação indígena: a grande descoberta 500 anos depois

Sinopse: Documentário que faz parte do kit do Programa Parâmetros em Ação de Educação Indíge­na faz um apanhado geral do impacto que as populações indígenas sofreram desde o contato com os não-índios, seja na dizimação ou no processo de aculturação, até a luta a favor desses povos. A par tir da Constituição de 1988, de forma gradativa, avançou a luta pela formação educacional indígena, levando em conta as características particulares de cada povo. Atualmente, são cerca de 350 mil indí­genas no Brasil, divididos em 215 populações distintas que falam 173 línguas e dialetos diferentes.

Duração: 6min.


Título: A história do menino Pataxó

Sinopse: Documentário que faz parte do kit do Programa Parâmetros em Ação de Educação Indíge­na mostra o percurso de um professor indígena da etnia Pataxó, sua formação profissional e suas fer­ramentas de ensino na tentativa da revitalização da língua de seu povo.

Duração: 11min.


Título: DVD TV Escola — Escola e povos indígenas no Brasil — Parte 2

Sinopse: Debate da TV Escola que foi ao ar em agosto de 2004 reuni convidados indígenas e não- indígenas em discussões sobre as condições dos povos indígenas do Brasil na atualidade. São dois programas que discutem como são os currículos das escolas indígenas e como tratar a temática indígena na sala de aula, a partir de depoimentos colhidos nas ruas e de participação via telefone. São abordados os avanços das políticas educacionais indígenas, a importância da língua materna e da educação bilíngüe, as metodologias, o calendário diferenciado e a contribuição escolar para a revitalização cultural indígena.

Duração: 2horas


Título: Tery Maraë-y

Sinopse: Tery Maraé-y ressalta a plurimilenar visão holística dos povos originários deste Extremo Oriente do Oriente. Crianças e jovens Mbyá-Guarani das aldeias do Vale do Massiambu, em Palhoça/SC, insistem no tema da sacralidade da existência, interagem com seus heróis inspiradores na luta pela terra e cantam lamentos suplicando tempos de paz para todos os povos, os Mbyá e os djuruá (não índios).

Duração: 17min.