Disciplinas ofertadas no Programa de Pós-Graduação em História


» Cotidiano, Representação e Identidade Indígena

Código da disciplina: HST3471

Número de créditos: 04 – 72 horas/aula

Professora responsável: Dr.ª Ana Lúcia Vulfe Nötzold

EMENTA: Estudo de diferentes abordagens relativas à representação das populações indígenas, a partir da análise dos discursos, privilegiando o cotidiano e a cultura nas implicações e formação da representação e identidade indígena.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Introdução à disciplina: algumas abordagens

1.1- A representação do Indígena nos Escritos Quinhentistas

1.2- Mercadores e Colonizadores Franceses

1.3- O Paradigma do Outro

2 – Cotidiano: Realidade e Ficção

2.1- Traços Morais

2.2- Cultura Material

2.3- Guerras e Rituais

3 – Identidade Indígena: alguns conceitos

3.1- Raça, etnia, nação

3.2- Tradição, Aculturação e Assimilação.

3.3- Estratégias de Aculturação e Miscigenação no Brasil Quinhentista

3.4- Os Povos Indígenas na Atualidade


 

» Memória e Identidade na perspectiva da etno-história

Código da disciplina: HST3490

Número de créditos: 04 – 72 horas/aula

Professora responsável: Dr.ª Ana Lúcia Vulfe Nötzold

EMENTA:Esta disciplina tem como objetivo refletir acerca da memória coletiva e individual, analisando os mecanismos que geram o esquecimento. Discutir a criação de fatores que levam à (re)elaboração de identidade e afirmação étnica descortinando as implicações e os aspectos decorrentes dessas relações inter-étnicas.

UNIDADE I: HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA, ALGUMAS ABORDAGENS

UNIDADE II: MECANISMOS DA MEMÓRIA

UNIDADE III: IDENTIDADE E ETNICIDADE


 

» Leituras em Etno-história

Código da Disciplina: HST3605

Número de créditos: 04 – 72 horas/aula

Professora Responsável: Dr.ª Ana Lúcia Vulfe Nötzold

Público: somente os orientandos

EMENTA: Essa disciplina tem como objetivo refletir sobre as metodologias e aplicabilidades da etno-história junto às populações indígenas. Visa o encaminhamento de leituras orientadas, discussão e apresentação dos textos propostos, pensando acerca dos pressupostos teóricos e as dificuldades da aplicabilidade dessas metodologias no seu conjunto e/ou isoladamente.