Brincando e Conhecendo os Indígenas em Santa Catarina

» Brincando e Conhecendo os Indígenas em Santa Catarina

Ana Lúcia Vulfe Nötzold (org.)

Equipe Executora: André Luís Zanotto, Anísia Fátima Belino, Gabriel Zambenedetti Colombi, Giuliano Albuquerque Medeiros, Helena Alpini Rosa, Jackson Alexsandro Peres, Lucas Alves da Silva, Ninarosa M. da S. Manfroi, Talita Daniel Salvaro.

Número de Páginas: 48

Ilustrações: Todo ilustrado em preto e branco com imagens vasadas para colorir. Desenhos de autoria dos Professores Kaingáng da T. I. Xapecó e dos bolsistas do Projeto

Gravuras: 1 Mapa de Localização das terras Kaingáng nos Estados do RS, SC, PR e SP (adaptado); 1 Mapa de Santa Catarina e Localização da T. I. Xapecó/SC (adaptado)

Formato: 21cm x 30cm

Edição: 2007

Temática: Localização e cultura das etnias indígenas em Santa Catarina

Palavras-chave: Guarani, Kaingáng, Xokleng, Etno-história, Cultura, História, Santa Catarina

Impressão: Parque Gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina

Brincando & Conhecendo os Indígenas em Santa Catarina é o mais recente lançamento voltado para o conhecimento da cultura indígena em Santa Catarina. Trata-se da pesquisa e produção realizada pela Equipe do Laboratório de História Indígena/LABHIN, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Vulfe Nötzold, que integram o Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina.

O livro em forma de caderno apresenta as etnias neste Estado: Guarani, Kaingáng e Xokleng. Traz informações sobre localização das Terras Indígenas, educação escolar indígena, costumes, língua, mitos de origem, artesanatos, utilização de plantas, chás e muito mais. Tudo isto no formato brincar e colorir, ligar os pontos, jogo dos 8 erros e ainda, uma trilha onde a criançada vai recortar e confeccionar um dado para participar do jogo.

No dia 4 de junho de 2008, numa parceria entre o Labhin e os professores das Escolas Indígenas da Terra Indígena Xapecó (Oeste de Santa Catarina), o livro teve seu lançamento oficializado.

Voltado para o público infantil torna o estudo e aprendizado sobre os povos indígenas, uma maneira lúdica de conhecer, respeitar e aprender a conviver com outras culturas.

A pesquisa e o livro tiveram apoio da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/PRCE e do Departamento de Apoio à Extensão/DAEx.

Vale a pena conferir e aplicar em sala de aula.

Entrega: Via Correio (Sedex ou Encomenda Normal)

* Neste caso, enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.