Cipó Guambé, Taquaruçu e Anilina: conhecendo os artesanatos Kaingáng


» Cipó Guambé, Taquaruçu e Anilina: conhecendo os artesanatos Kaingáng

Ana Lúcia Vulfe Nötzold (org.)


Equipe executora: Anísia Fátima Belino, Gabriel Zambenedetti Colombi, Gabriela Oppitz, Jennifer Caroline da Silva, Lucas Bond Reis.

Número de páginas: 49

Capítulos: 4

Ilustrações: Todo ilustrado em preto e branco com imagens vazadas para colorir. Desenhos de autoria dos Professores Kaingáng da T. I. Xapecó. 

Edição: 2009

Temática: 1. Índios Kaingáng – Usos e Costumes. 2. Etnologia – Santa Catarina. 3. Artesanato.

Impressão: Gráfica Agnus


Sinopse

Cipó Guambé, Taquaruçu e Anilina: Conhecendo os Artesanatos Kaingáng é um Caderno de Atividades, elaborado pela equipe do Laboratório de História Indígena – LABHIN – em parceria com os Professores Indígenas Kaingáng da Terra Indígena Xapecó, que visa fornecer conhecimentos básicos acerca da cultura material do povo Kaingáng. Esta publicação foi desenvolvida no âmbito do projeto “Cipó Guambé, Taquaruçu e Anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social”, que foi realizado entre 2007 e 2010, sob coordenação da professora Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold, com financiamento do MEC/SESu/DEPEM (Edital PROEXT 2007) e Pró-Bolsa 2008 e 2009 (Projeto Institucional Permanente).

O caderno de atividades possui quatro capítulos – Adornos, Armas, Cestaria e Instrumentos Musicais -, sendo que cada um destes é iniciado com um breve texto com explicação das matérias-primas utilizadas na fabricação destes objetos, tanto antigamente quanto atualmente. Após o texto introdutório, constam diversos tipos de atividades – colorir, cruzadinhas, caça-palavras, jogos de 7 erros, labirinto, ligue os pontos, entre outros – que versam sobre a temática de cada capítulo. Os exercícios foram elaborados pelos professores indígenas da Terra Indígena Xapecó e sistematizados para a publicação pelos integrantes do LABHIN.

Por ser um Caderno de Atividades, Cipó Guambé, Taquaruçu e Anilina: Conhecendo os Artesanatos Kaingáng é especialmente interessante de ser utilizado como ferramenta de ensino para público indígena e não-indígena. De forma lúdica é possível conhecer e aprender com a cultura Kaingáng.


R$ 15,00 (+ postagem*)

Entrega: Via Correio (Sedex ou Encomenda Normal)

Pedidos e Informações: (48) 37219642 ou labhin@live.com


* Neste caso, enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.