História e Cultura Kaingáng: Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê

Livro 2: História e Cultura Kaingáng


» História e Cultura Kaingáng: Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê 

Ana Lúcia Vulfe Nötzold, Helena Alpini Rosa (orgs.).

Textos e ilustrações: Ana Lúcia Vulfe Nötzold, Carina Santos de Almeida, Helena Alpini Rosa, Jaison Ferreira, Jeniffer Caroline da Silva, João Maria Pinheiro, Luana Máyra da Silva, Rafael Benassi dos Santos, Viviane Cavalcante Pinto.

Número de páginas68

Ilustrações: Todo ilustrado em cores, com fotografias, mapas, gráficos e desenhos elaborados por professores indígenas.

Fotos: Fotografias do acervo do LABHIN, registradas pelos seus integrantes na Terra Indígena Xapecó; Fotografias do acervo do CEOM; Fotografias de fontes secundárias.

Gravuras: 1 Mapa com a localização das Terras Indígenas Kaingáng, 1 Mapa do google com a localização da Terra Indígena Xapecó.

Gráficos:  1 Gráfico “pizza” com a porcentagem dos alunos da EIEB Cacique Vanhkrê em 2010, 1 Gráfico “pizza”  com a porcentagem dos alunos da EIEB Cacique Vanhkrê em 2011, 1 Gráfico “pizza” com a quantidade de cursos de graduação dos professores da EIEB Cacique Vanhkrê.

Formato: 15 x 22cm

Edição: 2011

Temática: 1. Índios Kaingáng – Educação – História. 2. Índios – Cultura. 3. Índios – Usos e costumes. 4. Escolas – Xapecó (SC) – História.

Editora: Pandiom


Sinopse

O livro 02 – “História e Cultura Kaingáng através da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê”. Neste livro encontra-se a história da EIEB Cacique Vanhkrê da Terra Indígena Xapecó dos municípios de Ipuaçu e Entre Rios, SC. Apresenta-se o território Kaingáng; as habitações Kaingáng; o contato; a Terra Indígena Xapecó; a educação e a escolarização; dados comentados de diagnóstico da situação da escola durante a realização do projeto; o surgimento do povo Kaingáng; o ritual do Kiki; a cultura material, a língua e o lazer Kaingáng e imagens. Contém ainda um breve histórico do LABHIN, pois este laboratório realiza pesquisas na TI Xapecó desde 1998. É uma obra que visibiliza o povo Kaingáng e a escola visando seu conhecimento pelas escolas não-indígenas e público em geral visando atender aos objetivos da Lei 11.645 de março de 2008.

Faz parte da coleção “História e Cultura Indígena de Santa Catarina através das escolas



Pedidos e Informações: (48) 37219642 ou labhin@live.com

Entrega: Via Correio* (Sedex ou Encomenda Normal)


* Enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.