Nosso Vizinho Kaingáng

Nosso Vizinho Kaingáng


» Nosso Vizinho Kaingáng

Ana Lúcia Vulfe Nötzold

Número de páginas: 99

Capítulos: 3

Ilustrações: Estudantes Indígenas

Fotos: 4

Gravuras: 1 Mapa etno-histórico de Curt Nimuendaju – 1944 (adaptado)

Formato: 14 x 21 cm

Edição: 2003

Temática: Kaingáng, Usos e costumes, Santa Catarina, História

Impressão: Imprensa Universitária da UFSC

Sinopse

Resultado de pesquisa iniciada por ocasião do I Fórum de Debates de Questões Indígenas do Estado de Santa Catarina ocorrido em Florianópolis dias 22 e 23 de abril de 1999 quando se deu o primeiro contato com os Kaingáng. O livro apresenta resultado parcial do Projeto de Pesquisa “Kaingáng na conquista da cidadania”, a educação formal e a implantação do ensino diferenciado na Terra Indigena Xapecó. Através do processo de ensino-aprendizagem ocorre o fortalecimento da cultura e práticas específicas Kaingáng nas atividades diárias em conjunto com o aprendizado da língua materna, retomada pelos alunos e professores.

A Pré-história e os primeiros contatos com a comunidade não indígena são abordados nos capítulos seguintes, como autóctones em terras que não foram “descobertos” por ocasião da chegada dos europeus, mas como habitantes de tradições milenares que aqui já se encontravam.

Estes registros têm o objetivo de proporcionar uma visibilidade deste povo à comunidade do entorno com subsídios históricos para conhecer a História do seu vizinho.

O Projeto contou com o financiamento, recursos e apoio da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – PRCE e do Departamento de Apoio à Extensão – DAEX.


R$ 20,00 (+ postagem*)

Entrega: Via Correio (Sedex ou Encomenda Normal)

Pedidos e Informações: (48) 37219642 ou labhin@live.com


* Neste caso, enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.