Projetos Concluídos

 

» Concluídos

 

2009-2012

Observatório da Educação Escolar Indígena: “Autogestão e processos próprios de aprendizagem: desafios para uma educação escolar indígena com autonomia”

Descrição: O projeto será desenvolvido em escolas indígenas dos três povos que vivem no Estado de Santa Catarina (Guarani, Kaingáng e Xokleng). O objetivo principal é o levantamento de dados por amostragem, a partir de uma abordagem interdisciplinar visando a valorização dos professores indígenas como sujeitos dos procesos históricos e de ensino-aprendizagem nos quais se inserem. Analisar os PPP; identificar a evasão escolar e seus motivos; perceber os mecanismos de interferência da escola na comunidade e da comunidade na escola; identificar o número de falantes e não falantes da língua materna nas escolas; acompanhar o processo de alfabetização; identificar o nível de formação dos professores indígenas.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Helena Alpini Rosa, Sandor Fernando Bringmann, Clovis Antonio Brighenti, Carina Santos de Almeida, Jeniffer Caroline da Silva, Luana Máyra da Silva, Alair Patté, Bruno Anderson, Geraldo Moreira, Guilherme de Almeida Américo, Guilherme Nercolini Miranda, Jaison Ferreira, João Criri, João Maria Pinheiro, Josiane Gonçalves, Lucas Bond Reis, Namblá Gakran, Nilson Belino, Rafael Benassi dos Santos, Thiago Arruda Ribeiro dos Santos, Viviane Cavalcante Pinto, Wanderlei Cardoso Moreira, Wilson Cristiano Gerlach.

Financiamento: CAPES/DEB/INEP/SECADI/2009


2009-2011

Da arapuca ao futebol: O lazer Kaingáng através dos tempos

Descrição: Através de estudos, entrevistas de história oral e oficinas com membros da comunidade Kaingáng este projeto visa valorizar a cultura e práticas indígenas a partir de um estudo etno-histórico das práticas culturais atuais, revitalizando as brincadeiras antigas, retomando práticas de lazer associadas às atividades cotidianas, tais como: caça, pesca e coleta. Recriar antigos brinquedos como por exemplo: bola de futebol confeccionadas com palha de milho, carrinhos feitos com sabugo, arapucas confeccionadas com taquaras destaladas e pequenos caniços para pescaria. As atividades com a comunidade Kaingáng, professores e alunos será acompanhada pelos acadêmicos do LABHIN e sistematizada com a participação dos acadêmicos do Curso de Graduação em História, matriculados na atividade: LEHIND (Laboratório de Ensino de História Indígena). Os resultados esperados são de natureza acadêmica, com atividades de ensino, pesquisa e extensão e na produção de novos conhecimentos e de relação com a sociedade, contribuindo para a inclusão social dos indígenas. Organizar a publicação do material.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Notzöld (coord.)

Financiamento: Pró-extensão/Pró-Bolsa/2009


2007-2010

Cipó-guambé, Taquaruçu e Anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social

Descrição: Temos como objetivo geral deste projeto proporcionar o conhecimento das práticas culturais Kaingáng, diminuindo preconceitos e promovendo inclusão social e cultural. Com o auxílio de pessoas da comunidade da Terra Indígena Xapecó (SC) que confeccionam artesanatos e juntamente com os professores Kaingáng e as crianças da escola serão realizadas oficinas demonstrando as práticas e metodologias envolvendo as etapas de coleta, preparo e confecção dos artesanatos significativos da sua cultura material. Através do auxílio da memória dos velhos vimos proporcionar a retomada e a prática do artesanato através da sua confecção, auxiliar na produção de pequenos textos referentes a essa temática e produzir material didático-pedagógico-bilíngüe sobre os artefatos indígenas. Com os recursos naturais extraídos da mata, os Kaingáng confeccionarão os artesanatos, os alunos acompanharão todos os processos e serão incentivados a se iniciarem na confecção. Essas etapas serão fotografadas e sistematizadas em forma de livro com o histórico dos objetos.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Jó Klanovicz, Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi, Talita Daniel Salvaro, Helena Alpini Rosa, Gabriel Zambenedetti Colombi

Financiamento: MEC/SESu/DEPEM (PROEXT2007), Pró-Bolsa/2008-2009/Projeto Institucional Permanente.


2007-2008

Kaingáng na conquista da cidadania: brincando e conhecendo os indígenas em Santa Catarina 

Descrição: O objetivo geral deste projeto é divulgar a cultura dos povos indígenas de maneira lúdica, brincando e conhecendo para respeitar e valorizar. Através da parceria com os professores Kaingáng (Oeste de SC) será elaborado um material paradidático contendo atividades tais como: jogo de 07 erros, palavras cruzadas, ligar pontos, seguir a trilha, colorir, desenhar, elaborar pequenos textos. Todas essas atividades visam informar e divulgar sobre as 03 etnias que ocupam o estado de SC.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Talita Daniel Salvaro, Jó Klanovicz, Lucas Alves da Silva, Helena Alpini Rosa, Gabriel Zambenedetti Colombi, André Zanotto

Financiamento: Pró-Bolsa/2007


2006-2007

Kaingáng na conquista da cidadania: Artes Kaingáng em imagens

Descrição: Projeto em parceria com a Terra Indígena Xapecó (SC), pretende registrar com a metodologia da História Oral as etapas referentes à produção de material durante as aulas de Artes Kaingáng (artesanato).

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Talita Daniel Salvaro, Paulo Henrique Costa Moreira da Silva, Lucas Alves da Silva, Sabrina Goulart da Silva

Financiamento: Pró-extensão/Pró-Bolsa/2006


2005-2007

Ouvir Memórias, Contar Histórias: mito, tradição e cultura na revitalização do patrimônio cultural Kaingáng (Produção e publicação de material didático-pedagógico bilíngüe)

Descrição: Formação permanente de pessoal para o sistema educacional articulado com a educação básica por meio da elaboração de cursos de educação continuada, produção de material pedagógico para professores em exercício nas redes públicas, voltado para as populações indígenas.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Jó Klanovicz, Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi, Giuliano Medeiros Albuquerque, Samuel Lopes Paz

Financiamento: MEC/SESu/DEPEM(PROEXT2005)


2004-2005

Jogo de Memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar

Descrição: Produção de um Jogo de Memória sobre a cultura material Kaingáng, composto por 25 peças, ilustradas e coloridas pelos alunos da EIEB Cacique Vanhkrê, da Terra Indígena Xapecó. Material bilíngüe e acompanha material para colorir.

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Talita Daniel Salvaro

Financiamento: UFSC/Pró-extensão/2005


2001-2004 

Kaingáng na conquista da cidadania: produção e elaboração de materiais didático-pedagógicos sobre história indígena

Descrição: Produção e publicação de livro em co-autoria com os professores Kaingáng da TI Xapecó, sobre O Ciclo de vida Kaingáng (nascer, casar, envelhecer e morrer).

Integrantes: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (coord.), Talita Daniel Salvaro

Financiamento: Pró-extensão/Pró-bolsa/2003-2004-2005-2006-2007-2008-2009


1999-2000

Rio do Sul: uma história a ser contada

Financiamento: Prefeitura Municipal de Rio de Sul – SC



 ————–

O LABHIN e a interação com a comunidade

Financiamento: Estágio UFSC


Kaingáng e o meio ambiente: na busca da sustentabilidade

Parceria: Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê.

Financiamento: Terra Indígena Xapecó/Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – Ipuaçú/SC


Kaingáng: na luta pelo direito de sobrevivência

Parceria: Terra Indígena Xapecó – SC


Encontros e Desencontros: colonos e indígenas no povoamento de Santa Catarina

Financiamento: FUNPESQUISA/99