O Ciclo de Vida Kaingáng

Fotos: 4

Anexos: 3

Edição: 2004

Temática: Kaingáng, Vida e costumes sociais, Etno-história, Santa Catarina, História

Impressão: Imprensa Universitária da UFSC

Dando continuidade ao Projeto de Pesquisa “Kaingáng na conquista da cidadania”, financiado pela UFSC/PRCE/DAEX, percorre-se o campo de pesquisa da etno-história, abordando a história indígena a partir da documentação escrita, tradições orais, buscando reconstituir a visão de mundo indígena na sua diversidade partindo do momento presente registrando as modificações, adaptabilidades, retomadas, perdas, lembranças de sua tradição e cultura.

Com o auxílio dos mais velhos registra-se a História e a Memória da comunidade com o objetivo de levar ao público não indígena o conhecimento desta cultura possibilitando a superação da distância entre etnias diferentes.

Desta forma o Ciclo de Vida vai se constituindo do nascer ao morrer. As práticas e tradições culturais de nascimento, nome, casamento, envelhecer e morrer são apresentadas baseadas na memória e as suas influências recebidas após o contato. Entre práticas preservadas, esquecidas, retomadas ocorreram mudanças no Ciclo de Vida Kaingáng.

Entrega: Via Correio (Sedex ou Encomenda Normal)

* Neste caso, enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.