Ouvir Memórias Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingáng

Ouvir Memórias, Contar História: Mitos e Lendas Kaingáng

» Ouvir memórias, Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingáng

Ana Lúcia Vulfe Nötzold e Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi (org.)

Número de Páginas:51

Ilustrações: Todo ilustrado/Colorido. Desenhos de autoria dos professores indígenas da T. I. Xapecó/SC

Gravuras: 1 Mapa de Localização das terras Kaingáng nos Estados do RS, SC, PR e SP (adaptado); 1 Mapa de Santa Catarina e Localização da T. I. Xapecó/SC (adaptado)

Formato: 21 x 30cm

Edição: 2006

Temática: Mitos e Lendas Kaingáng

Palavras-chave: Kaingáng, Etno-história, Mitos e Lendas, História, Santa Catarina

Impressão: Editora Pallotti, Santa Maria/RS

Ouvir Memórias Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingáng é um livro organizado pela Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Vulfe Nötzold e Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi, numa parceria com as escolas e professores indígenas da Terra Indígena Xapecó/SC.

Resultado de projeto que foi financiado pelo MEC – Ministério da Educação, SESu – Secretaria de Ensino Superior, DEPEM – Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, UFSC e PRCE – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, foi apresentado e divulgado com o lançamento das camisetas do projeto em 2006. Foi o primeiro projeto aprovado e financiado pelo MEC para uma Universidade Federal da região sul do Brasil contemplando a temática indígena.

O livro colorido, de 51 páginas foi elaborado a partir de Oficinas ministradas aos professores indígenas sobre os Mitos e Lendas Kaingáng, portanto os professores indígenas são co-autores na produção dos desenhos e dos textos bilíngüe em português e na língua materna – o idioma Kaingáng.

Dividido em duas partes, Mitos e Lendas, conta entre outros o mito de Origem do Povo Kaingáng, o Surgimento do Kiki. Dentre as lendas estão O Curupira, O Gato do Mato, a Origem do Milho.

O lançamento oficial do livro ocorreu em 24 de abril de 2007 na Terra Indígena Xapecó, no oeste de Santa Catarina, ocasião em que foram distribuídos para as escolas indígenas e as escolas da comunidade do entorno.

Entrega: Via Correio (Sedex ou Encomenda Normal)

* Neste caso, enviar por email o endereço completo (com o CEP) para o cálculo do frete.