Etnohistória, História Indígena e Educação: as Possibilidades na Escola

 


Apresentação


Este evento é promovido pelo Laboratório de História Indígena – LABHIN, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Secretaria de Educação Continuada e Diversidade – SECAD e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP através do Edital 001/2009 do Observatório da Educação Escolar Indígena.

O objetivo principal é a realização de debates e oficinas em torno da temática indígena em diferentes espaços e lugares viabilizando a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, acadêmicos indígenas e não indígenas e professores da educação básica.

A partir da organização das atividades do evento possibilitar-se-á apresentações dos resultados de pesquisas temáticas em Etnohistória, História Indígena, Educação Escolar Indígena e Etnoterritorialidade. As oficinas evidenciarão as questões relativas ao ensino da história indígena na teoria e na prática visando instrumentalizar os educadores para o cumprimento da Lei 11.645/08 para estabelecer novas perspectivas educacionais para o ensino da história indígena.

Este seminário tem caráter nacional e está voltado aos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área das Ciências Humanas; lideranças indígenas e professores indígenas e não indígenas. O evento será realizado nas dependências da UFSC, Campus Trindade, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH, nos dias 05 e 06 de novembro de 2012.