XIV Encontro Estadual de História

17/07/2012 19:14

Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2012, a equipe do LABHIN participará do XIV Encontro Estadual de História, evento que será realizado no Campus de Florianópolis da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob organização da ANPUH/SC.

No dia 20 de agosto, a partir das 18h30, será realizado o lançamento de publicações, atividade que contará com a divulgação de três obras do LABHIN: Coleção História e Cultura Indígena de Santa Catarina através das escolas, Caminhando com os Kaingáng e Dominó Kaingáng.

No Simpósio Temático Memória e História: os povos indígenas através dos tempos, que será realizado dias 21 e 22, entre 14h e 18h, sob coordenação da professora Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold (UFSC) e dos doutorandos Clovis Antonio Brighenti (PPGH/UFSC) e Carina Santos de Almeida (PPGH/UFSC), serão apresentadas as seguintes pesquisas dos integrantes do LABHIN:

Os Kaingang e a etnografia: as relações entre ‘cultura’ e ‘natureza’ na cosmologia e mitologia do povo kaingang

» Carina Santos de Almeida

Trabalho e vadiagem: arrendamento da terra indígena Xapecó

» Clovis Brighenti

A representação do indígena a partir do filme ‘O Descobrimento do Brasil’ (1937)

» Guilherme de Almeida Américo

O Projeto Político Pedagógico na construção de uma escola autônoma: o caso da Escola Indígena Laklãnõ

» Guilherme Nercolini Miranda

Memória e tradição – base para processos próprios de aprendizagem na escola indígena

» Helena Alpini Rosa e Ana Lúcia Vulfe Nötzold

O futebol e os Kaingáng: divertimento, prática esportiva e identificação